Ao verdadeiro glorioso
Parabéns! 86 anos de pura glória. História construída por uma minoria discriminada italiana, seguida por uma legião de craques, para se tornar maioria absoluta no estado, uma das maiores torcidas do país, e uma marca mundialmente conhecida. Um time que deixou de ser representado por somente cinco estrelas, para ser reconhecido por centenas de títulos e milhões de apaixonados.
Nascido em 2 de janeiro de 1921, fundado por italianos, recebeu o nome de Palestra Itália, mas foi com o nome Cruzeiro Esporte Clube que o time conquistou suas maiores glórias, e ganhou reconhecimento. O primeiro grande marco, em 1966, com o título da Taça Brasil, o campeonato brasileiro da época. Vitória que entrou pra história, principalmente pelo magnífico 6 a 2 no Santos, de ninguém menos que Pelé, no Mineirão. Na volta, outra vitória, dessa vez de virada, por 3 a 2, sacramentando aquele que era o melhor time do Brasil. Já nessa época, o estrondoso crescimento da torcida celeste, a transformou na maior torcida do estado. Crescimento tão impressionante, que o atleticano Roberto Drummond comparou ao crescimento demográfico da China, país mais populoso do planeta: daí, o tão famoso chamado de China Azul.
Dez anos mais tarde, o Cruzeiro entrou para o hall dos campeões internacionais, vencendo a Copa Libertadores da América. Naquele mesmo ano, o time disputou pela primeira vez o Campeonato Mundial, mas acabou derrotado pelo Bayer de Munique. Mas foi com a sequência vitoriosa a partir dos anos 90 que o time entrou para a história do futebol nacional. Foram 21 títulos, com 14 anos ininterruptos faturando pelo menos um caneco por temporada. Somente neste período foram 4 Copas do Brasil, 2 Supercopas dos Campeões da América, mais uma Taça Libertadores e um Campeonato Brasileiro, o primeiro por pontos corridos. Ano inclusive, que ficou marcado pelo sucesso do time de Luxemburgo e Alex, que conquistou os 3 títulos de nível nacional, ou a Tríplice Coroa.
Clube de craques como Raul, Nelinho, Tostão, Piazza, Ronaldo, Alex, Maldonado, Sorín, Nonato entre centenas de outros que não podem ser esquecidos. Que nos últimos anos, além de títulos, conquistou uma estrutura impressionante, sem dúvida a melhor do país. O Cruzeiro que já tinha o melhor centro de treinamento da América Latina, construiu a Toca da Raposa 2, comparável ao CT de qualquer time europeu. Além disso, o prédio da Sede Administrativa, com modernidade, abrigando tudo aquilo que o clube precisava neste setor. O planejamento inclui ainda a construção de um estádio moderno, para os próximos anos.
Por isso e por tudo que é e representa, deixo os meus parabéns ao maior clube de Minas Gerais. Deixo um abraço à maior torcida do estado, e a esperança de muitos títulos em 2007.
Parabéns Cruzeiro Esporte Clube, pelos 86 anos de glórias!
Vinicius Grissi
2 comentários:
Grande Cruzeiro! O maior clube do mundo completa hoje 86 anos de glórias. Só nós sabemos como é bom torcer pra um time desses, enquanto outros se contentam com migalhas. Coitados.
ééé uma historia repleta de conquistas!
com certeza o maior vencedor do brasil em tão pouco tempo, um time q ha 60 anos atras era o terceiro de minas, e em tão pouco tempo já é o primeiro do estado e entra os 4 do brasil!
parabens cruzeiro!!
parabens torcedor!!
Postar um comentário