Após todas as rodadas, Vinicius Grissi e Felipe Scheid comentam o futebol mineiro e acirram a maior rivalidade do estado, em duelos que nunca tem vencedor. Porque como dizia o profeta, "clássico é clássico, e vice-versa".
Dúvidas e sugestões, enviar e-mail para: caradogol.blogspot@gmail.com

14.12.06

Mercado movimentado

Algumas semanas após o fim da temporada de 2006 no futebol brasileiro, já é possível tirar algumas conclusões sobre o momento do esporte no país, e também sobre o futuro de alguns clubes. Pouco ou quase nenhum investimento é a tônica das contratações no país, e até no mundo, uma vez que a Europa não gasta mais os valores exorbitantes de alguns anos atrás.
O São Paulo mais uma vez sai na frente para o ano que vem. Hugo e Rafinha são jovens meias de muita qualidade e Jadílson vem sendo um dos principais jogadores do Goiás nos últimos anos. Fabão pode fazer falta e o time vai precisar de investimento para a contratação de mais um zagueiro, mas Danilo nem deve ser lembrado ano que vem. Hoje o time ainda acertou com Borges, que saiu do Brasil quando era artilheiro do último Brasileirão. Com a possível permanência de Mineiro e a contratação de um bom zagueiro o time tem tudo para lutar por todos os títulos também em 2007.
Os outros times paulistas continuam com contratações de pouco nome, mas outro que ao meu ver vem contratando bem é o Palmeiras, que trouxe o técnico Caio Júnior (ótima contratação) e já sonda alguns reforços do clube paranista. O Santos até agora só falou, e não conseguiu trazer ninguém. É fato que não deve conseguir nenhuma contratação de peso, e deve contar com a qualidade de Vanderlei Luxemburgo para encontrar possíveis pérolas.

No Rio, o que era esperado. O Botafogo contrata alguns renegados, o Flamengo busca reforços no Ipatinga principalmente (acertou também com Juninho Paulista que pode comandar o time para bons jogos no ano que vem), o Vasco sonda sempre os mesmos, Marques, Petkovic e cia. e o Fluminense contrata jogadores que podem dar certo mas não foram bem na última temporada, caso de Alex Dias.
No Sul do país, o Inter ainda está em compasso de espera, esperando o campeonato Mundial. O Grêmio perdeu peças importantes, mas buscou o jovem Douglas, atacante de muito potencial do América. Além disso, o zagueiro Schiavi pode ser importantíssimo na defesa gremista. Manter o técnico por várias temporadas é o segredo do sucesso do clube gaúcho, que cresceu bastante depois do rebaixamento para a Segundona. Já o Atlético-PR continua em declínio. Dagoberto, o melhor do time está de saída, ainda não se sabe para onde, e o time já não é o mesmo de duas ou três temporadas atrás.
Em Minas, duas frentes de contratação bem diferentes. No time de Vespasiano, enquanto o novo presidente fala em levar o time para disputar o Mundial, o que se vê são contratações que mais parecem capazes de levar o time de volta para a Segunda Divisão. Jogadores com idade avançada, que nunca se ouviu falar, e de times de segunda. Germano, Serginho entre outros falados não são os jogadores que vão fazer um time de nível para a Primeira Divisão, um time capaz de lutar por títulos. Athirson, Ricardinho e alguns outros nomes falados podem ser muito úteis, com qualidade e experiência. A saída de Roni vai ser muito ruim, pois além de tudo, Roni era peça importante no grupo, e vinha jogando muito bem.
Já no Cruzeiro, muito se fala mas pouco ainda se concretiza. Fellype Gabriel foi uma ótima aposta, e se o jogador conseguir fugir das constantes lesões pode ser o jogador que a torcida quer ver comandando o meio-campo. Qualidade para isso ele tem! Domingues ainda é uma incógnita, mas acredito que a princípio será um reserva importante. Para a defesa o time é forte, e tem volantes de muita qualidade. Falta um armador mais experiênte (era pra ser o Juninho Paulista, ou até mesmo o sérvio Petkovit, apesar do mesmo já ter esnobado o time azul algumas vezes). Dois centro-avantes são necessários como eu já havia dito. Um de renome, que venha a princípio para ser o titular, e outro mais jovem que possa brilhar. A expectativa para 2007 é muito boa no time azul.

Vinicius Grissi

2 comentários:

Anônimo disse...

A maior briga é por Nilmar. Alguém tem alguma aposta de quem vai ficar com ele? Acho que ele fica no Timão mesmo.

Anônimo disse...

Que isso, o Nilmar já está acertado com a Cabofriense. Fonte fidedigna.