Após todas as rodadas, Vinicius Grissi e Felipe Scheid comentam o futebol mineiro e acirram a maior rivalidade do estado, em duelos que nunca tem vencedor. Porque como dizia o profeta, "clássico é clássico, e vice-versa".
Dúvidas e sugestões, enviar e-mail para: caradogol.blogspot@gmail.com

30.11.06

Ronaldinho, o melhor do mundo

Assunto recorrente essa semana, a divulgação da lista com o nome dos três candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2006 oferecido pela FIFA, não teve surpresas, mas talvez injustiças. Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona; Cannavaro, zagueiro italiano do Real Madrid e Zinedine Zidane, meio campista francês aposentado disputam o cobiçado prêmio. O brasileiro foi o vencedor das duas últimas edições e pode chegar ao terceiro troféu consecutivo, se não me engano, fato inédito.

Sem dúvida, o prêmio ficaria em ótimas mãos para Ronaldinho Gaúcho. O craque foi decisivo no primeiro semestre, quando fez gols mirabolantes e levou o Barcelona aos títulos do campeonato Espanhol e da Champions League, com partidas memoráveis, como o confronto contra os ingleses do Chelsea. Pesa contra o jogador as atuações apagadas da Copa do Mundo, onde muito pouco fez para um jogador do seu talento, e o início de temporada não tão animador na Europa. Vale lembrar, que mesmo começando mal, Ronaldinho já é artilheiro do campeonato Espanhol e está aos poucos voltando a encantar os torcedores.

Fábio Canavaro, por incrível que pareça é o meu favorito para o prêmio. A Copa do Mundo é seriamente levada em consideração, e naquele torneio o italiano foi perfeito, como um dos principais jogadores da campeã mundial. Além disso, o jogador fez partidas sempre seguras na Juventus no primeiro semestre, e sem se destacar vem mantendo bom nível no Real Madrid até agora. Apesar disso, creio eu que o nome para disputar no lugar de Cannavaro era o do goleiro Buffon, que foi imprescindível na Copa do Mundo, e perfeito durante o ano pela Juventus, tanto na série A como na B.

Já Zidane me parece um voto de reconhecimento. Na verdade injusto, o jogador fez apenas duas excelentes partidas na Copa do Mundo, mais manchou uma delas com a cabeçada no fim da partida. Além disso fez partidas somente regulares pelo Real Madrid no primeiro semestre, e não atuou no segundo, o que mostra que a indicação é na verdade um "prêmio de bonificação". Talvez o francês Henry seria nome mais forte, pelas ótimas atuações no Arsenal principalmente, ou até mesmo o brasileiro Juninho Pernambucano, que ao meu ver é o melhor volante/meia do mundo atualmente.

Enquanto isso, no Brasil, o Lance divulgou hoje a lista dos jogadores que ficam sem contrato no final do ano, e prova como pode ser barato formar um time competitivo para 2007. O Cruzeiro por exemplo, pode montar um time sem gastar grandes verbas para contratação, mas apenas investindo em altos salários, para competir com o mercado europeu. O investimento é válido pois não seria gasto dinheiro com a contratação desses jogadores. Um provável time nesses moldes teria: Fábio, Gabriel, Thiago Heleno, Marinho e Leandro; Mineiro, Fábio Santos, Cléber Santana e Wagner, Araújo e Dagoberto. Com certeza um time fantástico, em condições de lutar por todos os títulos. Desses, Marinho é bom zagueiro, e não seria difícil a contratação. Mineiro e Cléber Santana exigiriam alto investimento, para brigar com clubes europeus além dos atuais clubes, e Dagoberto arma literalmente um leilão, mas a sua qualidade vale um investimento de verdade.

É isso, já me estendi demais. Sobre torcida eu não comento mais: os recordes de público em campeonatos de verdade provam, as pesquisas provam...e o pior cego, continua aquele que não quer ver!

Vinicius Grissi

3 comentários:

Anônimo disse...

Ronaldinho Gaucho melhor do ano novamente.

qto a torcida....cabe a mim tbm naum discutir mais!!! quem vai ao estadio conta a verdade!!!

Anônimo disse...

Marinho??? Vc tá chapado?

Anônimo disse...

Também acho que o Buffon foi melhor que o Canavaro na Copa, e que o Zidane não merecia estar entre os 3 finalistas. Viva o Ronaldinho!