Após todas as rodadas, Vinicius Grissi e Felipe Scheid comentam o futebol mineiro e acirram a maior rivalidade do estado, em duelos que nunca tem vencedor. Porque como dizia o profeta, "clássico é clássico, e vice-versa".
Dúvidas e sugestões, enviar e-mail para: caradogol.blogspot@gmail.com

29.11.06

E a roleta?

O instituto que indicou vitória de Lula com facilidade no primeiro turno soltou a pesquisa das torcidas indicando números no mínimo contraditórios. Cada entrevistado respondeu para qual time torcia, e a resposta valeu também para mais trinta e duas mil pessoas, aproximadamente. Gostaria de saber qual o critério, a forma de entrevista, quem encomendou. Tudo isso torna a pesquisa cada vez mais obscura e subjetiva. O Flamengo, com liderança ameaçada, dobrou ou triplicou sua torcida não só no interior de Minas, mas os números aumentaram também em outros estados. No mínimo estranho. Se a lógica – se é que ela existe – é a conquista de títulos para o crescimento de uma torcida, o Flamengo não teve tantas glórias para isso tudo. Outro dado interessante: a torcida do Inter praticamente dobrou no Brasil. A conquista da Libertadores populariza um clube, mas não a esse ponto. Sem contar que a torcida do Corinthians se consolidou como a maior de São Paulo na época em que o clube esperou 20 anos para conquistar um título.

Considerando números exatos e objetivos, percebemos nas roletas dos estádios quem torce de verdade, sem “torcida fantasma”. É a mesma história do ibope na TV: a disputa existe, mas não se conhece uma pessoa sequer que tenha em casa o aparelho medidor de audiência. Se alguém que lê o nosso Blog conhece um felizardo que participou da pesquisa, seria interessante que o gato pingado desse o testemunho, entrasse em contato ou só desse um parecer sobre a entrevista como local, data, hora...
Enfim, dizem por aí que torcidas crescem e diminuem, um clube aumenta seus simpatizantes, outro perde em apreciação, mas no Mineirão, especificamente, a realidade é a mesma. Tem gente que vai sempre, tem gente que vai às vezes, tem gente que nem sabe onde é...

O Galo trabalha nos bastidores para definições políticas, importantes para a formação da equipe do ano que vem. A permanência de Ziza como presidente pode ser a continuidade de um trabalho que vem dando certo até agora. A tarefa é mais difícil, o time precisa ter muito mais qualidade, a renovação de Levir Culpi será importante pela continuidade e resta esperar. Muita especulação inclusive sobre transferência do bom arqueiro Diego, a possível saída de Marcinho para a Europa, o Falmengo atrás de Roni, enfim, muito a definir, mas que com certeza deve e acertar até o fim do ano. As reapresentação no início de janeiro será importante para a preparação, e traz otimismo, já que há muito não se ouve falar em tempo suficiente para pré-temporada.

A enseada está em rebuliço, com a possível permanência de Osvaldo de Oliveira. Geninho fechou com o Goiás, Murici com o São Paulo, Abel com o Inter. Renato Gaúcho está prestigiado no Vasco, e no caso de conseguir vaga na Libertadores não deve sair. Paulo Autuori ganha é nome que ganha força, mas os dólares do Japão podem falar mais alto. A provável saída de Vágner pode render muitos euros e engordar os cofres na toca onde a raposa se esconde. Além dele, muitos devem sair dispensados pelo péssimo ano, quando foram feitas péssimas contratações. É melhor acertar dessa vez, minha gente. Lá vem o Galo embalado!
Felipe Scheid

7 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Felipe, tu vais repetir a mesma inverdade que o mala do Dudu falou? O Datafolha NÃO FALOU que o Lula ganharia no primeiro turno. Na última pesquisa deles, o Lula estava com 50% dos votos válidos, o que, segundo o Instituto "não daria pra afirmar que o Lula ganhará no primeiro turno, já que está dentro da margem de erro a realizaçao do segundo". Mude os argumentos meu caro, não invente coisas e nem repita besteiras ditas por acéfalos.

Anônimo disse...

Caro Felipe,

VC ja ouviu falar de estatística? Não? Então vá ate alguma universidade pelo mundo afora que voce verá que é uma ciência. Que uma pessoa tem que fazer curso durante quatro ou cinco anos para se tornar um estatístico. Então para de falar besteira. Outra coisa, quem rodou a roleta pra vcs foi o patrocinador que comprava ingressos. Isso é um fato e contra fatos nao existe justificativa.

Meu nome é Rogerio

Anônimo disse...

Felipe, como vc disse, a catraca não mente... vai aí um pequeno histórico de alguns públicos do cruzeiro no mineirão... ops, acho q são os maiores da historia!!!

- O recorde de público do Mineirão é do Cruzeiro 133MIL (Cruzeiro x Vila Nova, Campeonato Mineiro de 97)

- O recorde de público da Copa Sul-Minas é do Cruzeiro

75MIL (Cruzeiro X Atlético-PR, despedida de Sorín)

- O recorde de público da Copa do Brasil é do Cruzeiro

85MIL (Cruzeiro X Flamengo - final no Mineirão em 2003)

- O recorde de público do Mundial Interclubes é do Cruzeiro

110MIL (Cruzeiro X Bayer de Munique)

- O recorde de público da Libertadores é do Cruzeiro

105MIL (Cruzeiro X Sporting Crystal)

- O recorde de público da Supercopa é do Cruzeiro

90MIL (Cruzeiro X Racing)

- A maior média de público em uma competição do futebol MUNDIAL é do Cruzeiro

73MIL (Supercopa de 1992)

- O recorde de público da 2ª divisão é mesmo do Galo 57MIL (Brasileiro de 2006), - Podem ficar com esse. Não quero.

Bom, contra dados não há argumentos.

Eu disse que ñ ia mais discutir torcida com nenhum pateticano alienado! essas pesquisa, como o amigo d cima disse, não ssão feitas a toa! assim vc está contestando o trabalho de um dos órgãos de pesquisa mais respeitados do Brasil!!!

Mas eu dou um desconto pros comédias gaylos... tenho quase certeza que essa "paixão" é patológica!

saudações celestes!
zé carlos

Anônimo disse...

putz!! não sei porque cruzeireiro tem tanta necessidade de mentir...acho que vocês simplesmente não conseguem aceitar que são e sempre serão apenas um coadjuvante em minas...mas mesmo assim, vocês podiam ter pelo menos um pouco de bom senso e parar de espalhar informações falsas por aí...senão, vejamos:

- o recorde de público da copa do brasil é do cruzeiro - 85 mil - cruzeiro x flamengo - 2003

MENTIRA!!!Pra começar, o público desse jogo foi 79.614 pagantes. Já o Botafogo levou 101.581 torcedores ao Maracanã na final contra o Juventude, no dia 27/06/1999, ou seja, 20 mil a mais que as mentirosas bichas azuis. seguem abaixo as fontes:

http://www.futebolnews.com/home/especiais_2003_camp_copa_brasil.asp

http://www.bolanaarea.com/tabela_copabr_1999.htm


- o recorde de público da libertadores é do cruzeiro - 105 mil - cruzeiro x sporting crytal

MENTIRA!!pra começar, foram 96 mil, e não 105 mil...depois no jogo São Paulo e News Old Boys do dia 17/06/92 foram 105.185 pessoas...pra quem duvida, seguem abaixo os sites...

http://www.bolanaarea.com/tabela_libertadores_1997.htm

http://www.bolanaarea.com/tabela_libertadores_1992.htm

Só pra ilustrar, nos 40 jogos que já disputou pela Copa Libertadores no Mineirão, nas suas nove participações no torneio, o Cruzeiro teve um público pagante de 1.262.107, com média de 31.552 por partida.

O Atlético, que participou por quatro vezes da Libertadores (1972, 1978, 1981 e 2000), disputou 16 jogos pela competição no Mineirão e teve um público pagante de 558.043 torcedores, média de 34.877.

segue a fonte - http://www.hojeemdia.com.br/hoje.cgi?funcao=MT&codigo=minera05

- a maior média de público em uma competição do futebol mundial é do cruzeiro - 73 mil - supercopa 1992

MENTIRA!!!mais uma vez os cruzeireiros divulgam mentiras na sua ânsia de se transformarem em "alguém"...até onde eu sei, não existe um comparativo entre a média de público das competições mundiais...mas só pra desbancar o cruzeirinho, a média de público do Manchester United, por exemplo, no campeonato inglês de 2006 é de 75.531 pagantes por jogo, em 9 partidas disputadas.
E pra quem não sabe, o cruzeiro disputou apenas e tão somente 4 jogos no Mineirão pela supercopa de 1992. Média de apenas 4 partidas serve pra alguma coisa? A média de público do Cruzeiro na história da Supercopa é de 37.700 pessoas por jogo, em 30 partidas! Porque eles não falam desta média?

mais uma vez, seguem abaixo as fontes:

http://ondeacorujadorme.blogspot.com/2006/11/ingleso-20062007-o-campeonato-dos.html

http://www.hojeemdia.com.br/hoje.cgi?funcao=MT&codigo=minera05

- o recorde público do mundial interclubes é do cruzeiro - 110 mil - cruzeiro x bayer de munique

Não que esse público seja falso, mas qualquer criança de 10 anos sabe que já há tempos o Mundial Interclubes é disputado no Japão e não em jogos de ida e volta entre os finalistas. Logo, os demais times brasileiros que disputaram esse torneio não tiveram a oportunidade de jogar em seus domínios. Imaginem, por exemplo, qual seria o público de Flamengo x Liverpool se o jogo fosse no Maracanã?! Com certeza mais de 150 mil pessoas estariam no estádio. Imaginem também qual seria o público de São Paulo x Barcelona e São Paulo x Milan se a final fosse no Morumbi?!

- por fim, o pior de todos - o recorde de público do mineirão é do cruzeiro - 133 mil - cruzeiro x villa nova - 97

pra começar, quando se computam os recordes de público, utiliza-se como critério, apenas o público pagante...desta forma, o maior público da história do mineirão foi cruzeiro x atlético em 04/05/69 - 123.351 pagantes...isso aconteceu em uma época que nem o mais "fanático torcedor do cruzeiro" (se é que isso existe) poderá argumentar contra o fato de que o galo levava no mínimo 3 vezes mais torcedores ao mineirão do que o timinho do barro preto...então, a participação cruzeirense nesse público pode ser comparada com a média de público do américa...

outra coisa...quando foi inaugurado, o mineirão tinha capacidade máxima de 130 mil pessoas...isso inclui, pra quem não sabe, todos os torcedores presentes...então, se o cruzeiro realmente tivesse levado 133 mil (na verdade, segundo as bichinhas, foram 132.834) estaria excendendo em 2.834 pessoas o número máximo...tudo bem, concordo que com a bagunça do futebol brasileiro isso até poderia acontecer...

só que tem um probleminha...em 1997 a polícia militar já havia baixado a capacidade máxima do mineirão para 90 mil torcedores (hoje está capacidade gira em torno de 75 mil)...então simpatizantes cruzeireiros, vocês realmente acham que a pm deixaria que acontecesse um jogo nos moldes do que vocês tanto pregam?? será que eles realmente permitiriam que a capacidade máxima, estabelecida por eles, fosse excedida em mais de 40 mil pessoas??

pra quem acredita, provavelmente ainda serve o consolo de acreditar na pesquisa do data falha e em acreditar que o cruzeiro tem outra utilidade no futebol mundial além de servir de saco de pancadas pro glorioso...

ah, e so pra corrigir mais um item...o recorde público do galo na 2a divisao não foi de 57 mil, e sim de 74.694...e não interessa se 11 mil acabaram ficando com a mrv, porque se o ministério público deixasse e o mineirão comportasse, o galo colocaria fácil mais de 100 mil...

só pra terminar - não façam como hitler e sua máquina de propaganda que acreditavam que para uma mentira virar verdade bastava contá-la diversas vezes...aceitem a realidade...

o que para o cruzeiro é estádio lotado para o Galo é média de público!

cruzeirinho rumo a extinção!!!!


felipe bicalho

Anônimo disse...

ai ai esse felipe e um babaca mesmo.Si torcida ganhasse jogo o flamengo e o corinthians tinham todos os titulos do mundo.Voces tem é muita inveja do jogo cruzeiroxvila em 1997,por que voces nunca colocaram esse publico e nunca irao colocar!!!!!!!

Saudaçoes Azuis

Guilherme

Anônimo disse...

no dia em que o atletico ganhar pelo menos umas 2 copas do brasil,2 libertadores eu paro de falar qualquer coisa sobre futebol.Alias voce nao estara nem vivo para me mostrar isso kkkkk!!!!

i otra coisa titulo do gelo e coisa de FRESCO!!!!! essa merda ja derreteu!!!!kkkk

Guilherme

Anônimo disse...

Tenho um desafio a fazer para os "Perrellas":

Fazer um levantamento na medida do possível de:
-quem vendeu mais camisas na história.
-Quem vende mais pay-per-view.
-público pagante em todos os tempos de mineirão,(os ingressos promocionais não valem.)
-informação das redes de tv quanto ao nº de pontos no ibope que cada um apresenta.
-qual o valor de cada "marca",no mercado.

Eis uma situação em que se pode medir o tamanho das torcidas.
Na minha opinião pesquisas são como termômetro,não se deve confiar em verdade absoluta nessa situação,pode-se até apontar alguma tendência,há situações em que certos critérios têm de ser respeitados,por exemplo:Se fossem pesquisados torcedores em Minas nesse momento,independentemente do resultado,a torcida azul teria uma queda e em contrapartida teríamos um aumento da torcida do Galo.Por fim se realmente a torcida azul for maior em Minas,certamente a culpa é do Galo,que pelo menos nos últimos 17 anos se envolveu em todos os tipos de desgraça possíveis,assim não há fidelidade que aguente!